quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

ROMANTISMO




O século XIX foi agitado por fortes mudanças sociais, políticas e culturais causadas por acontecimentos do final do século XVIII:
 -  Revolução Industrial que gerou novos inventos, com objectivo de solucionar os problemas técnicos decorrentes do aumento de produção, provocando a divisão do trabalho e o início da especialização da mão-de-obra;
 - Revolução Francesa que lutava por uma sociedade mais harmónica, em que os direitos individuais fossem respeitados, traduziu-se essa expectativa na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.

Do mesmo modo, a actividade artística tornou-se complexa. 

Géricault - A BALSA DA MEDUSA (1818-19) Museu do Louvre - Paris 
Willlam Blake - IsaacNewton 1795 -Tate Gallery, London



William Turner - Foz do Sena (1833) – FC Gulbenkian - Lisboa

Henry Fuseli - The Ladies of Hastings –1800 - Sammlung Hürliman - Zürich

A arte do Romantismo é formada por um feixe heterogéneo de estilos encontrados na pintura ocidental, como uma reacção contra o equilíbrio, impessoalidade, racionalidade e sobriedade do classicismo.
 Os artistas românticos procuraram libertar-se das convenções académicas a favor da livre expressão da personalidade do artista.

Características gerais:
 - Valorização dos sentimentos e da imaginação; 
 - Sentimentos nacionalistas; 
 - Interesse pelo passado (sobretudo época medieval);
 - Valorização da natureza na criação artística;
 - Defesa de valores: liberdade, igualdade e fraternidade;
 - Interesse pelo exótico;
 - Pessimismo,
 - Misticismo...
A definição do Romantismo na arte é difícil.
A diversidade de contextos nos vários países onde essa corrente floresceu levou à formação de escolas regionais bastante características e por vezes centradas em temas ou abordagens específicos.

Já disse Baudelaire:
 O romantismo não se encontra nem na escolha dos temas nem na sua verdade objectiva, mas no modo de sentir.
Para mim, o romantismo é a expressão mais recente e actual da beleza.
E quem fala de romantismo fala de arte moderna, quer dizer, intimidade, espiritualidade, cor e tendência para o infinito, expressos por todos os meios de que as artes dispõem"…
 A pintura apresenta certas características gerais:
- A textura começa a ser valorizada em si mesma e aparecem as superfícies rugosas juntamente com as formas mais subtis; 
- A pincelada é livre, viva e cheia de expressividade; 
- A linha desaparece perante a cor, isto é recupera-se o poder sugestivo da cor, libertando-se das formas e limites muito definidos;  
- Dá-se uma aproximação das formas barrocas:
- Composição em diagonal sugerindo instabilidade e dinamismo ao observador;
- Dramaticidade...
 Os  temas da pintura orientam-se para :
- Factos reais da história nacional e contemporânea da vida dosartistas;

- Natureza que revela um dinamismo equivalente às emoçõeshumanas.
 Os principais artistas são:



Jean-Louis A.Théodore Géricault – (1791 – 1824) é identificado como o pioneiro do Romantismo na pintura francesa.   Revelou grande preocupação por causas da Humanidade. Géricault introduziu na pintura o movimento, a cor, e os temas realistas. 










Ferdinand Victor Eugène Delacroix (1798- 1863) -  foi um importante pintor francês. As suas obras apresentam forte comprometimento político, e o valor da pintura é assegurada pelo uso das cores, das luzes e das sombras, dando-nos a sensação de grande movimentação. Representou assuntos abstractos personificando-os.


Eugène Delacroix - Auto retrato



A Liberdade Guiando o Povo - 1830 -  Museu do Louvre em Paris 
A Morte de Sardanapalo -1827 - Louvre

A Órfã no Cemitério - 18224



Joseph Mallord William Turner (1775 -1851)  foi um pintor romântico londrino, considerado como um dos precursores do Impressionismo, em função dos seus estudos sobre cor e luz.  Representou a natureza,  por meio do estudo da luz que esta reflecte, procurando descrever uma certa atmosfera da paisagem. Foi o primeiro artista a registar a presença da locomotiva. 

William Turner: Auto-retrato, 1798



Chuva, Vapor e Velocidade, 1844


O Grande Canal, Veneza 1835; - The Metropolitan Museum of Art, New York 


William Blake (1757-1877)  foi um pintor inglês, sendo sua pintura definida como pintura fantástica. Também foi poeta, gravador e tipógrafo. Escrevia e ilustrava as suas próprias poesias.

William Blake




Deus o grande Arquitecto - 1794 - Whitworth Art Gallery - Universidade de Manchester 



Caspar David Friedrich (1774 -1840) foi um pintor, gravurista, desenhista e escultor romântico alemão, grande paisagista. Friedrich é o mais puro representante da pintura romântica alemã. As suas paisagens primam pelo simbolismo e idealismo que transmitem.
Caspar David Friedrich


O mar de gelo, 1823-1824. Kunsthalle 


A cruz na Montanha, 1807.Gemäldegalerie


 Abadia no carvalhal, 1810. Museus Nacionais - Berlim

A floresta com o Soldado francês e o corvo -1813 



Caspar David Friederich, Num veleiro, 1818, Museu do Hermitage, S. Petersburgo


Johann Heinrich Füssli, ou Henry Fuseli  (1741-1825) foi um pintor romântico suíço. A sua pintura caracterizou-se por uma composição dramática e uma paixão pelo sobrenatural.

Johann Heinrich Füssli ou Henry Fuseli

Pesadelo - 1781 - Institute of Fine Arts Detroit


Um dos mais controversos, originais e prolifícuos pintores românticos foi Goya, Mas foi tão complexo que merece um tratamento particular.