quarta-feira, 23 de novembro de 2011

O Natal e os presépios na obra de Machado de Castro


O fim de Dezembro é, para muitos povos e culturas desde eras remotas, época de celebrações religiosas, quase todas associadas ao Solstício de Inverno. Romanos, persas, egípcios, gregos e fenícios celebravam, também em finais de Dezembro, tal como o fazem ainda hoje os hindus, o nascimento de um ser divino, criador e eterno, sinónimo de luz e esperança.


A Igreja de Roma sacralizou, depois, essa data, como o dia do nascimento de Jesus, o Natal. Assim esta data adquiriu uma importância excepcional, para os cristãos, tendo sido instituído como feriado, no século IV, pelo Papa Júlio I. E de entre as várias manifestações e símbolos do espírito do Natal uma delas sobressai, como sendo talvez a mais universal, popular e significativa: o presépio.



Palavra de origem latina, que significa “estábulo”, o presépio é uma representação de aspecto sentimental da cena do nascimento de Jesus, com contornos poéticos e ingénuos, em que não faltam animais, pastores, figuras populares, anjos e reis magos. O presépio introduziu-se na cultura portuguesa, entre os séculos XVII e XVIII. A fama de Machado da Castro fez com que fosse convidado para realizar presépios para a Família Real portuguesa. Essas obras garantiram que o seu nome seja hoje indissociável dos presépios nacionais. Entre eles destaca-se o da Basílica da Estrela, por ser o mais monumental. Trata-se de uma obra de referência nacional, do século XVIII, que ainda se encontra montado na estrutura original de madeira e cortiça. Tem um total aproximado de 500 figuras. Tal como outros presépios barrocos, tem representados seis momentos: - Natividade - Sagrada Família, a vaca e o burro e uma estrutura arquitectónica com anjos suspensos; - Adoração dos Reis Magos, com os respectivos cavalos e estribeiros; - Adoração dos Pastores e Populares, com as várias figuras típicas; - Cortejo Régio, na parte superior; - Anunciação aos Pastores; - Matança dos Inocentes O restante espaço é preenchido com figuras do povo e cenas do quotidiano. Tem ainda, cinco nuvens suspensas com anjos.

Nota - Imagens do presépio da Sé de Lisboa de Machado de Castro

Sem comentários:

Enviar um comentário